Covid deixa de ser a maior causa de óbitos no Brasil após 18 meses

Variedades

Dados dos cartórios de registro civil divulgados no portal da transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) apontaram que, após um ano e meio, a Covid-19 deixou de ser a maior causa de morte no Brasil desde a segunda quinzena do último mês de outubro. Com isso, as doenças cardiovasculares voltaram ao topo da lista, o que não ocorria desde abril de 2020.

As principais causas de mortes, levando em conta os óbitos entre 16 e 31 de outubro, são o Acidente Vascular Cerebral (AVC), com 4.220 registros; o infarto, com 4.176; as causas cardíacas inespecíficas, com 4.107; e só depois a Covid-19, com 3.605.

A queda nos números tem refletido na ocupação de leitos de hospitais de todo o país, com a redução do número de pessoas com Covid-19 hospitalizadas. No Amazonas, um dos estados a entrar em colapso no início do ano, apenas seis pessoas foram internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19 na última quarta-feira (17), contra mais de 200 no período mais crítico da pandemia.

A Fiocruz alerta, porém, que mesmo com o quadro positivo não é hora de diminuir a atenção, especialmente levando em conta o fato de que outros países estão enfrentando novas ondas de contaminação mesmo com a vacinação em níveis semelhantes ao registrado no Brasil.

– O aprendizado sobre a Covid tem se dado na medida do seu enfrentamento. Novas questões vão sendo colocadas a cada momento. O aumento de casos novos em países da Europa e da Ásia alerta sobre a possibilidade de, mesmo após a observação de quedas significativas nos indicadores da pandemia, voltar a ocorrer aumento de casos no Brasil – diz um boletim da Fiocruz do último dia 17.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *