‘Se não fosse o STF, haveria muito mais mortos pela Covid’

Política Nacional

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira, em live promovida pelo site Valor Econômico, que a Corte evitou que o governo federal “cometesse erros mais graves” no gerenciamento da pandemia e que, se não fosse por isso, haveria “muito mais mortos” pelo coronavírus.

– Se vocês acompanharem toda a jurisprudência, especialmente da crise sanitária, o tribunal terá sido, talvez, um bom parceiro do governo nessas questões, evitando até que ele cometesse erros mais graves – afirmou o ministro.

Gilmar Mendes também criticou o governo Bolsonaro e comentou sobre a decisão de ter dado autonomia a estados e municípios no gerenciamento da pandemia.

– O governo queria boicotar o isolamento social, e o Tribunal chamou a atenção que isso era impossível, porque o SUS tem uma estrutura tripartite (união, estados e municípios) e, na estrutura, quem executa essas atividades básicas, hospitalares, [de] atendimento são estados e municípios. E são eles, portanto, que se incubem dessa tarefa – disse Gilmar.

O magistrado afirmou ainda que a participação do STF foi decisiva para evitar o aumento da taxa mortos pela Covid-19.

– Eu até estimo que, se não fosse a ação do Supremo, nós não teríamos chegado a apenas 600 mil mortos [pela Covid-19]; nós teríamos chegado a muito mais mortos. Portanto, o Tribunal contribuiu decisivamente para que os erros do governo neste caso não fossem aprofundados – declarou.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *