Trump processa New York Times e pede 100 milhões de dólares

Variedades

O ex-presidente Donald Trump está pedindo uma indenização de 100 milhões de dólares (cerca de R$ 500 milhões) em um processo movido contra o jornal The New York Times (NYT). O empresário acusa o jornal de divulgar documentos confidenciais a seu respeito em uma reportagem de 2019.

Na ocasião, os repórteres Susanne Craig, David Barstow e Russel Buettner escreveram uma matéria com base em registros fiscais de Trump, indicando que o empresário deixou de pagar o imposto de renda durante 11 anos.

A sobrinha do ex-presidente, Mary Trump, publicou, no ano passado, o livro Demais e Nunca Suficiente: Como Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo (em tradução livre), em que critica Trump e revela ter atuado como fonte para a reportagem do NYT.

A defesa de Trump alega que ele “sofreu danos significativos” depois que “um grupo de jornalistas do New York Times, no meio de uma extensa cruzada para obter os registros fiscais confidenciais de Donald Trump, procurou implacavelmente sua sobrinha Mary […] e a convenceu a contrabandear os registros para fora do escritório de seu advogado”.

Em nota, o NYT informou que “a cobertura sobre os impostos de Donald Trump ajudou a informar o público por meio de reportagens meticulosas sobre um assunto de interesse público superior. Este processo é uma tentativa de silenciar as organizações de notícias independentes”.

A jornalista Susanne Craig se pronunciou sobre o caso no Twitter: “Eu bati na porta de Mary Trump. Ela abriu. Acho que eles chamam isso de jornalismo”.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *