Rio: PL quer proibir linguagem neutra em obras infantis

Política Nacional

A deputada estadual Alana Passos (PSL) apresentou Projeto de Lei (PL) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) proibindo a utilização de linguagem neutra em todas as produções e veiculações audiovisuais infantis, bem como em peças teatrais para crianças em todo o estado do Rio de Janeiro.

O PL 4899/2021, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (23), também veta o uso irregular da língua portuguesa em filmes, propagandas, séries e qualquer vídeo para o público infantil que seja veiculado na TV, internet e streaming, como Netflix, Amazon Prime e HBO.

– ‘Todes’ não existe. Não podemos permitir que essa aberração e distorção da língua portuguesa culta atinja nossos filhos. É uma forma de ensinar ideologia de gênero às nossas crianças – aponta Alana.

Pela proposta, as empresas ou responsáveis por páginas de internet que descumprirem a medida podem sofrer multa de 5 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufir), o equivalente a cerca de R$ 18.500 por veiculação irregular.

– Estão tirando dos pais o direito de proteger a inocência de seus filhos e o correto aprendizado da nossa língua. Este projeto é uma forma de punirmos quem tenta levar sua ideologia, de forma forçada, ao que chega à nossa casa e às nossas crianças – critica a deputada.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *