Jornalista diz que Bolsonaro é o “Borba Gato de hoje”

Política Nacional

O jornalista Breno Altman comparou o presidente Bolsonaro a Borba Gato, figura cuja estátua foi incendida no último sábado (24) por manifestantes de esquerda. Em publicação no Twitter, Altman disse que Bolsonaro representa “sem disfarce” o bandeirante, que, segundo ele, era um canalha.

– O nome atual de Borba Gato é Jair Bolsonaro. Trata-se do legado da elite latifundiária e escravocrata, depois também burguesa e financeira, que liderou a formação do país e do Estado nacional, contra o povo. Bolsonaro representa essa canalha, sem disfarces, como Borba Gato – escreveu.

Manuel de Borba Gato (1649-1718) foi um dos bandeirantes paulistas que desbravaram o interior do Brasil no século 15, quando o país ainda era colônia de Portugal. Ele também foi descobridor de ouro, exerceu o cargo de juiz ordinário em Sabará e participou da Guerra dos Emboabas.

No último sábado (24), um grupo de cerca de 20 pessoas mascaradas ateou fogo em pneus na base do monumento em homenagem ao bandeirante, que fica na Zona Sul de São Paulo. O grupo esquerdista Mídia Ninja atribuiu o vandalismo ao coletivo “Revolução Periférica”.

Fonte: Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *