Indireta à Bolsonaro? Ministro do STF afirma que ‘populismo que ronda democracia brasileira é antessala do golpe’
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, concedeu uma entrevista ao jornal “Correio Braziliense”, e falou acerca das suas expectativas sobre as eleições do ano que vem.
Fachin, que está prestes a ser o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – sucedendo Luís Roberto Barroso – afirmou que o ‘populismo totalitário’ é um perigo que ronda a democracia brasileira.
“O populismo totalitário ronda a democracia brasileira. É fundamental esse alerta, porquanto é antessala do golpe”, afirmou Fachin. Em seguida, ele disse que “o mais grave é essa visão personificada do povo em contraste com as instituições. As eleições de 2022 trazem à tona um imperativo categórico: preservar o sistema eleitoral brasileiro”.
A declaração de Edson Fachin ocorre no ensejo em que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, realizou pronunciamentos contundentes. Vale recordar que na última quinta-feira (6), o Chefe de Estado afirmou que “se não tiver voto impresso, é sinal que não vai ter eleição”. Posteriormente, em uma transmissão ao vivo em sua página no Facebook, ele concluiu: “Acho que o recado está dado”.
Fonte: Portal BR7