CPMI já tem data para ouvir Daniel Vorcaro
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no INSS definiu a data para o depoimento do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Ele deverá comparecer ao colegiado no dia 5 de fevereiro, uma quinta-feira, logo após o retorno do recesso legislativo.
O Foco da Convocação
A presença de Vorcaro é aguardada com grande expectativa pelos parlamentares. O banqueiro terá de prestar esclarecimentos sobre a suspeita de fraudes na oferta e concessão de crédito consignado para aposentados e pensionistas. Investigações apontam para a existência de milhares de empréstimos que teriam sido realizados sem a devida comprovação ou autorização dos beneficiários.
O senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da comissão, afirmou que o foco será questionar como o banco manteve descontos sem autorização formal e quais medidas foram tomadas para cessar as cobranças indevidas. “Ele terá que nos dar essas explicações”, reforçou o senador.
Outros Convocados e Prorrogação
Na mesma data, a CPMI também planeja ouvir Luiz Félix Cardamone Neto, ex-presidente do Banco BMG, e o atual presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. A comissão corre contra o tempo, já que o prazo para o encerramento dos trabalhos está previsto para o final de março, embora haja um movimento para prorrogar as investigações por mais 60 dias.





