Joe Biden não sobe rampa para cumprimentar Lula no G20

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chegou na manhã desta segunda-feira (18) ao Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro, onde se encontraria com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, antes do início da cúpula de líderes das 20 maiores economias do mundo, o G20. No entanto, Biden adotou um comportamento atípico em relação às demais autoridades: ele não utilizou a rampa de acesso que normalmente é usada para o cumprimento formal, optando por um caminho alternativo.

A rampa é o local onde as autoridades são tradicionalmente recebidas por Lula e pela primeira-dama, Rosângela da Silva. Biden chegou ao MAM logo após a entrada do presidente da China, Xi Jinping, mas, ao invés de seguir o caminho usual, ele virou à direita, para um local onde a imprensa não tinha acesso. Em seguida, a transmissão oficial foi interrompida.

Mais tarde, as câmeras mostraram apenas Lula, Janja e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, aguardando a chegada de Biden. O presidente dos EUA então apareceu minutos depois, entrando por uma porta lateral, e cumprimentou Lula diretamente, sem seguir o protocolo habitual de recepção. Esse comportamento gerou especulações sobre um possível distanciamento ou uma escolha estratégica de Biden, mas não houve comentários oficiais sobre o ocorrido.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies