‘Fui convocado para uma missão’, afirma Ricardo Lewandowski
O ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski foi indicado pelo presidente Lula para assumir o Ministério da Justiça. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Lewandowski afirmou que o petista o convidou para um “desafio de longo prazo” e uma “missão para um projeto de país”.
Lewandowski substituirá Flávio Dino, que foi indicado para ocupar a vaga de Rosa Weber no STF. A posse de Lewandowski está prevista para fevereiro.
Lewandowski e Lula nutrem grande amizade há tempos. O ex-ministro foi indicado ao STF por Lula em 2006, quando era desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo.
No Supremo, Lewandowski teve um histórico de decisões pró-PT. Ele presidiu o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e votou para absolver o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino no julgamento do mensalão.
Lewandowski também deu decisões favoráveis a Lula no âmbito da Lava Jato. Ele trancou casos que tinham sido abertos na Justiça Federal no Paraná e autorizou que a defesa de Lula acessasse mensagens vazadas de integrantes da força-tarefa do Ministério Público Federal.
A indicação de Lewandowski para o Ministério da Justiça foi bem recebida por juristas e políticos. Eles destacaram a experiência e a trajetória do ex-ministro.