Izalci Lucas acusa governo Lula de favorecer grupo J&F e cita retomada de esquemas de corrupção
O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao afirmar que há uma retomada de práticas de favorecimento político e econômico envolvendo o grupo empresarial J&F, controlador de empresas como JBS, Âmbar Energia e PicPay.
Em discurso e manifestações públicas, Izalci relembrou escândalos ocorridos em gestões anteriores do PT, como a Operação Greenfield e a delação premiada do empresário Joesley Batista, para sustentar que o atual governo estaria repetindo um modelo de relação entre Estado e empresas “amigas”, marcado, segundo ele, por benefícios bilionários em troca de apoio político.
O senador citou empréstimos do BNDES e investimentos de fundos de pensão estatais concedidos em governos petistas anteriores como exemplos de práticas que, em sua avaliação, estariam sendo retomadas.
Críticas à Âmbar Energia
Izalci denunciou a atuação da Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, que adquiriu termoelétricas em situação de crise na Região Norte. Segundo o parlamentar, essas operações teriam sido favorecidas por uma medida provisória editada pelo governo Lula, que teria transferido os custos do negócio para a conta de luz dos consumidores brasileiros.
“O lucro é deles, mas o prejuízo quem paga somos nós. Se a J&F receber esse subsídio por 15 anos, eles podem ultrapassar R$ 30 bilhões. O que parecia um péssimo negócio virou novamente ganhos de bilhões.”
De acordo com Izalci, a medida teria garantido rentabilidade elevada à empresa privada, enquanto os impactos financeiros seriam repassados à população por meio do aumento das tarifas de energia.
Meu INSS Vale+ e PicPay
O senador também criticou o programa Meu INSS Vale+, que era operado pelo banco PicPay, igualmente controlado pela J&F, até sua suspensão após denúncias de cobranças indevidas de aposentados e pensionistas.
Para Izalci, o episódio reforça um padrão de atuação do grupo empresarial junto ao poder público.
Importação de tilápia e impacto no setor nacional
Outro ponto levantado pelo parlamentar foi a importação de tilápia do Vietnã pelo grupo J&F. Segundo ele, mudanças burocráticas recentes promovidas pelo governo federal teriam facilitado a entrada do produto estrangeiro no país, prejudicando produtores brasileiros.
“Percebam que a J&F não perde uma oportunidade de negócio.”
Em tom ainda mais duro, Izalci concluiu:
“Pena que o negócio dos amigos do Lula e da Dilma seja roubar os aposentados pobres e os cofres públicos.”
Resposta
Até o momento, o governo federal e o grupo J&F não se manifestaram sobre as acusações feitas pelo senador. As declarações de Izalci Lucas se somam a críticas recorrentes da oposição ao governo Lula sobre a relação do Executivo com grandes grupos empresariais e o uso de recursos públicos.





