‘Há uma entidade de alta patente por trás de Moraes’
O senador Magno Malta (PL-ES) fez duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (29), ao comentar as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. As declarações ocorreram durante uma visita de Malta à sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, onde se encontrou com Bolsonaro.
Ao conversar com jornalistas, o senador não poupou palavras ao criticar a atuação de Moraes, a quem acusou de autoritarismo e de instaurar um clima de medo entre os parlamentares. “Alexandre de Moraes é só uma carcaça, gente. Pelo amor de Deus! Ali dentro tem uma entidade de alta patente em uma mente de psicopata. Não tem perspectiva. É uma tragédia anunciada. É confiar em Deus, que venha do alto”, disparou.
Malta se referia às recentes decisões do ministro, que impuseram restrições ao ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado em inquéritos no STF. Segundo o senador, as medidas fazem parte de um processo sem saída, que intimida congressistas e ameaça o equilíbrio entre os poderes.
“Está todo mundo na mão do Alexandre de Moraes […] Eles sofrem. Muita gente com medo. Deputados não concordam, mas têm medo. Muitos senadores não concordam, mas têm medo”, afirmou.
O senador do PL também sugeriu que há um ambiente de repressão no Congresso e que os parlamentares se sentem coagidos diante do que classificou como “excessos” do Judiciário.
Magno Malta concluiu sua fala com novas críticas ao magistrado: “É um tirano e narcisista, que precisa ser reverenciado, ter o ego afagado, para que possa sentir o gosto do choro de crocodilo”.
As declarações do senador devem acirrar ainda mais o embate entre setores do Congresso e o Supremo Tribunal Federal, em um momento de tensão institucional marcado por investigações envolvendo aliados do ex-presidente e disputas sobre os limites da atuação do Judiciário.
O STF e o gabinete do ministro Alexandre de Moraes não comentaram as declarações até a publicação desta matéria.