IR 2025: 2º lote de restituição será pago no dia 30 de junho com correção de 1%

A Receita Federal confirmou que o segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2025 será pago no dia 30 de junho. A consulta para saber se o contribuinte está incluído neste lote será liberada na próxima segunda-feira, 23 de junho, no site da Receita.

No primeiro lote, liberado em 30 de maio, 6,2 milhões de contribuintes foram contemplados — o maior número já registrado. Para o segundo lote, as restituições virão com correção de 1%, conforme anunciado pela Receita. Isso significa que um valor inicialmente calculado em R$ 1.000, por exemplo, será pago com R$ 1.010.

Quem tem prioridade na restituição

A legislação prevê uma ordem de prioridade no pagamento da restituição. Veja quem são os primeiros da fila:

  • Idosos com 80 anos ou mais;

  • Idosos com 60 anos ou mais, além de pessoas com deficiência ou com doenças graves;

  • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;

  • Quem usou a declaração pré-preenchida e/ou optou por receber a restituição via PIX;

  • Demais contribuintes, por ordem de entrega da declaração.

Como saber se caiu na malha fina

O contribuinte pode consultar o status da declaração no site da Receita Federal, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). É lá que será possível verificar:

  • Se a declaração está em fila de restituição (aguardando pagamento);

  • Se caiu na malha fina (com pendências a serem resolvidas).

Caso identifique alguma pendência, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora diretamente no programa da Receita ou pelo aplicativo.

“Se houve erro de preenchimento ou falta de informações, é viável corrigir as inconsistências mediante o envio da declaração retificadora”, orienta Juliana Ribas, consultora da Contabilizei.

Se as informações estiverem corretas, o contribuinte deve reunir todos os comprovantes de receitas e despesas declaradas, caso a Receita solicite documentação.

Calendário completo da restituição do IR 2025

  • 1º lote: 30 de maio

  • 2º lote: 30 de junho

  • 3º lote: 31 de julho

  • 4º lote: 29 de agosto

  • 5º lote: 30 de setembro

A expectativa é de que o segundo lote também contemple um grande número de pessoas, especialmente aqueles que entregaram a declaração nos primeiros dias e se encaixam nos critérios de prioridade. Para saber se você está entre os contemplados, fique atento à consulta no dia 23 de junho pelo site oficial da Receita Federal.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies