Lewandowski nomeia ex-ministra Kátia Abreu para conselho penitenciário
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nomeou nesta segunda-feira (10) a ex-ministra e ex-senadora Kátia Abreu como membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União e coloca Kátia Abreu no lugar de Maurício Stegemann Dieter, que ocupava a posição anteriormente. Vale destacar que o cargo não é remunerado.
Antes de ser nomeada titular, Kátia Abreu já fazia parte do CNPCP como membro suplente desde outubro do ano passado. Agora, com a nova nomeação, ela passa a ter um papel mais ativo e de maior responsabilidade dentro do conselho, que é composto por juízes, procuradores, policiais penais, professores e profissionais especializados nas áreas do Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e ciências correlatas, além de representantes da sociedade civil.
Kátia Abreu é uma figura de destaque no cenário político brasileiro, sendo psicóloga, empresária, pecuarista e ex-senadora. Ela também já exerceu a função de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o governo de Dilma Rousseff. Sua trajetória política e profissional a coloca como uma voz relevante em questões relacionadas ao setor agropecuário, além de agora, atuar mais diretamente nas discussões sobre políticas criminais e penitenciárias no Brasil.
Com a nomeação, Kátia se junta a outros profissionais que buscam contribuir para a reformulação e a melhoria das políticas públicas voltadas para a segurança, o sistema prisional e a justiça criminal no país.