Ministro do governo Lula defende soltar inocentes do 8 de janeiro

Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (10), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sugeriu que a liberação de pessoas inocentes ou com participação mínima nos atos de 8 de janeiro de 2023 poderia ser um passo para “pacificar o país”. O ministro ressaltou que a medida seria uma forma de amenizar os conflitos e o radicalismo presentes na sociedade brasileira.

Múcio declarou que “ninguém aguenta mais esse radicalismo” e que o Brasil precisa focar em soluções e não em apenas buscar culpados. Para ele, a sociedade está exigindo pacificação e a redução da polarização. “Nós estamos precisando procurar quem ajude a resolver os problemas”, afirmou.

Dosimetria nas Punições

O ministro também se posicionou sobre a dosimetria das punições aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. Múcio argumentou que não seria justo aplicar a mesma pena a pessoas com diferentes níveis de envolvimento nos eventos, como organizadores, financiadores e aqueles que participaram de maneira menos ativa.

“Se foi um golpe, quem organizou que pague”, afirmou, enfatizando que a responsabilidade deve ser diferente para quem esteve ativamente envolvido na destruição e quem apenas estava presente, como observadores ou tirando fotos. Para ele, a justiça deve ser feita de maneira proporcional ao grau de participação de cada indivíduo.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies