Pacheco e Barroso enviam vices em ato de lembrança de 8 de Janeiro
O evento “Abraço à Democracia”, realizado em Brasília para marcar os dois anos dos atos de 8 de janeiro, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outras autoridades, mas não terá a presença de Rodrigo Pacheco (presidente do Senado) e Luís Roberto Barroso (presidente do STF). Ambos enviaram seus vices para representá-los: Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e Luiz Edson Fachin, respectivamente. A cerimônia busca reforçar a defesa da democracia, relembrando os acontecimentos traumáticos de 2023 e reafirmando o compromisso com os princípios democráticos.
Embora a comunicação oficial indique que autoridades dos três Poderes estarão no evento, as ausências de Pacheco e Barroso geraram discussões, uma vez que as autoridades máximas do Legislativo e do Judiciário não estarão presentes, devido a compromissos fora da capital federal.
O evento inclui a reintegração de obras de arte vandalizadas e busca reforçar a união contra a desinformação e a violência política. Além das autoridades já mencionadas, o evento contará com a presença de outros parlamentares, ministros, e representantes de instituições culturais e movimentos sociais.