Finalmente, Moraes absolve alguém…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a absolvição de Jeferson Figueiredo, um morador de rua acusado de envolvimento nos atos de 8 de janeiro, e expediu alvará de soltura. Na decisão, Moraes ressaltou a ausência de provas que comprovassem a intenção do réu de participar de ações contra o Estado Democrático de Direito.
O ministro afirmou que não havia evidências de que Figueiredo tivesse integrado uma associação criminosa, se envolvido em motins próximos ao Quartel General do Exército ou participado de qualquer incitação ou recrutamento de pessoas para os crimes. Figueiredo foi inicialmente preso preventivamente em 9 de janeiro de 2023, após ser encontrado acampado nas imediações do QG do Exército, em Brasília. Poucos dias após sua prisão, foi liberado para responder em liberdade condicional, mas foi novamente detido em dezembro de 2023 por descumprir medidas cautelares impostas pelo tribunal.
A defesa de Figueiredo alegou que ele era um andarilho em busca de abrigo e alimentação, e que sua presença no acampamento tinha como única finalidade obter comida, já que o local oferecia esses recursos gratuitamente. Com a decisão, Figueiredo foi absolvido e liberado para responder fora do sistema prisional.