Alerta grave é emitido sobre chuvas fortes “que podem causar impactos à população”

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para quinta-feira (26) e sexta-feira (27) indica tempo nublado, com chuvas fortes em diversas áreas do Brasil. O fenômeno pode causar impactos à população, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. A principal causa das precipitações é a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que deve atingir essas áreas, trazendo chuvas intensas.

Segundo o INMET, as chuvas devem se concentrar no sudoeste da Amazônia, avançando em direção ao Centro-Oeste e Sudeste, com o deslocamento até o Oceano Atlântico. A expectativa é que as precipitações persistam até segunda-feira (30), com maior intensidade no estado de São Paulo, especialmente nas regiões próximas à divisa com Minas Gerais, onde o acumulado de chuva pode ultrapassar os 100 mm em 24 horas.

A Defesa Civil de São Paulo emitiu estado de alerta para a capital, região metropolitana, litoral e interior do estado no final da tarde desta quarta-feira (25). Apesar da previsão de chuvas fortes, até o fechamento desta reportagem não haviam sido registrados ocorrências graves na capital e na região metropolitana, mas vários pontos de alagamento foram reportados.

Nas demais mesorregiões paulistas, o tempo também será instável, com pancadas de chuva e trovoadas ocasionais, devido à chegada de novas áreas de baixa pressão vindas do sul do país, associadas a um ciclone extratropical distante, localizado ao largo da costa do Rio Grande do Sul.

A Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, informou que 38 mil imóveis ficaram sem energia na região metropolitana de São Paulo, sendo a maior parte na capital (26.587 unidades). A empresa está atuando para restabelecer o fornecimento, enquanto as autoridades continuam monitorando os impactos das fortes chuvas.

Com a previsão de tempo severo, é importante que a população fique atenta às orientações das autoridades locais e tome precauções, especialmente em áreas propensas a alagamentos e deslizamentos de terra.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies