Moraes proíbe Filipe Martins de participar de audiência na Câmara

Estranhamente, o ministro Alexandre de Moraes proibiu que o ex-assessor da Presidência, Filipe Martins, fosse ouvido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A oitiva de Martins, que estava marcada para a quarta-feira (27), seria realizada de maneira remota, já que ele não está autorizado a deixar Ponta Grossa (PR), cidade onde reside.

O convite para que Martins prestasse depoimento foi feito pelo deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) em setembro e aprovado pela comissão no mês seguinte. Martins, que foi indiciado no inquérito da Polícia Federal sobre uma suposta trama golpista, havia sido preso por seis meses por ordem de Moraes, com base em uma acusação de que teria viajado aos EUA no final de 2022. No entanto, o ex-assessor apresentou provas de que não deixou o país e, posteriormente, foi libertado, mas com uma série de restrições, como a proibição de dar entrevistas ou se manifestar publicamente.

Em ofícios enviados nesta terça-feira (26) aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e da Comissão de Relações Exteriores, Lucas Redecker (PSDB-RS), Moraes determinou que a oitiva de Martins fosse vetada, ameaçando até mesmo prender o ex-assessor novamente caso a audiência acontecesse. A decisão gerou controvérsias e aumentou a tensão no cenário político.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies