Médicos tomam a última decisão sobre condição de Lula após acidente doméstico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu liberação médica para viagens aéreas, após passar por novos exames de imagem neste domingo (10), realizados no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. O boletim médico, divulgado às 11h, informou que Lula permanece sem sintomas após o acidente doméstico sofrido no último dia 19 de outubro, quando caiu no banheiro de sua residência oficial, no Palácio da Alvorada.
O exame realizado neste domingo apontou melhora no quadro do presidente, quando comparado aos exames anteriores, e a equipe médica autorizou a retomada das atividades habituais de Lula. Ele precisou levar cinco pontos na região da nuca após a queda, e exames iniciais indicaram uma pequena hemorragia cerebral. Desde o acidente, o presidente foi orientado a evitar viagens de longa distância como medida de precaução.
Essa recomendação médica levou ao cancelamento de compromissos internacionais importantes, como a Cúpula de Líderes do Brics, que ocorreria em Kazan, na Rússia, e a ausência de Lula no segundo turno das eleições municipais em São Paulo, no dia 27 de outubro.
Agora, com a liberação médica, o presidente deverá retomar sua agenda de viagens e compromissos oficiais, mantendo as atividades presidenciais normalmente.