Petrobras passou a ter um preço de combustível ‘abrasileirado’ e justo, diz Magda

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou em entrevista à CNN Money nesta terça-feira, 5, que a estatal tem obtido resultados satisfatórios com a mudança em sua política de preços, implementada em maio de 2023, após um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os preços fossem “abrasileirados”. Segundo Magda, com as alterações, a empresa conseguiu praticar um preço justo para a sociedade, com valores de combustíveis atualmente inferiores aos registrados em janeiro de 2023.

“Nós estamos extremamente satisfeitos com a política de preços, que garante para a sociedade uma estabilidade desses preços. A gente evita transportar para a sociedade uma volatilidade indesejada, e ao mesmo tempo nós nos remuneramos por esses combustíveis de forma bastante satisfatória”, disse ela em sua primeira entrevista exclusiva a uma emissora de TV.

Críticas à Nova Política de Preços

Magda também se referiu às críticas à nova política de preços, em especial às comparações com a Política de Paridade de Importação (PPI), que foi abandonada pela Petrobras no ano passado. A PPI, que atrelava os preços internos aos praticados no mercado internacional, foi substituída pela nova estratégia, mas ainda há questionamentos sobre sua transparência.

De acordo com a presidente da Petrobras, a dúvida sobre a política de preços deve persistir, pois, segundo ela, “ninguém conta para o concorrente como faz seu preço”. Magda explicou: “No mercado de combustíveis, a hora que descobrirem como eu faço meu preço, é a hora em que eu tenho que ser mandada embora. Isso é uma prerrogativa da companhia”.

A Nova Estratégia da Petrobras

A mudança na política de preços foi uma das ações estratégicas da Petrobras para dar mais previsibilidade ao mercado interno, evitando a volatilidade nos preços dos combustíveis que pode afetar a sociedade e a economia em geral. Essa nova abordagem reflete também a intenção do governo federal de diminuir a dependência dos preços internacionais, ao mesmo tempo em que busca garantir a sustentabilidade econômica da empresa.

O posicionamento de Magda Chambriard, ao destacar a estabilidade e os benefícios da nova política para o consumidor, visa reforçar a ideia de que a Petrobras está, sim, cumprindo com sua missão de fornecer combustíveis a preços justos, apesar das críticas sobre a falta de transparência no processo de formação desses preços.

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Bruno Rigacci

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