Brasil perde medalhista olímpico
O esporte olímpico brasileiro está de luto com o falecimento do ex-judoca Luiz Yoshio Onmura, que conquistou a medalha de bronze na categoria até 71 kg nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Onmura, que lutava contra um carcinoma espinocelular na língua desde 2022, faleceu na noite desta sexta-feira (1º de novembro), em Santos, aos 64 anos. Ele deixa sua esposa, Stefania Ribeiro Onmura, e duas filhas, Giulia e Yumi.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu uma nota de pesar, destacando a importância histórica de Onmura para o judô e o esporte brasileiro: “O Comitê Olímpico do Brasil lamenta profundamente o falecimento do medalhista olímpico Luiz Onmura […], primeiro judoca nascido no Brasil a subir ao pódio olímpico.”
Além da medalha de bronze em 1984, Onmura participou das Olimpíadas de Moscou, em 1980, e de Seul, em 1988. Ele quebrou um jejum de 12 anos para o judô brasileiro, sucedendo a primeira medalha olímpica do país na modalidade, conquistada por Chiaki Ishii em Munique, 1972. Onmura foi também bicampeão Pan-Americano e campeão sul-americano, deixando um legado importante no judô e no esporte nacional.