Governo precisa de “coragem” para cortar gasto ineficiente, diz Tebet
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira (28/10) que o governo precisa ter “coragem” para cortar gastos com políticas públicas ineficientes, a fim de abrir espaço no Orçamento da União para investimentos. A declaração foi feita durante um evento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em São Paulo.
“Os números mostram que tudo o que tinha que dar certo deu certo. Só falta uma coisa: precisamos ter coragem de eliminar o que é ineficiente. Já cortamos erros e fraudes em 2023, frutos da pandemia. Agora, é hora de eliminar as políticas públicas ineficientes para que possamos não apenas evitar superávits, mas também realizar os investimentos necessários em infraestrutura”, disse Tebet.
Antes dela, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, defendeu cortes de gastos como caminho para o Brasil recuperar o grau de investimento. Tebet ressaltou a importância das palavras de Mercadante, afirmando que “não existe social sem fiscal”.
As propostas para cortes de despesas do governo federal serão discutidas nesta semana com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tebet também enfatizou que o investimento público sozinho não será suficiente para promover a infraestrutura do país e que o governo está comprometido em atrair recursos. “Estamos garantindo a segurança jurídica e a estabilidade”, concluiu.
Compartilhe nas redes sociais