Filas quilométricas para isenção de taxa sindical mobilizam trabalhadores em SP

Centenas de trabalhadores estão se aglomerando em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e à Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), em São Paulo, para solicitar a isenção da taxa de contribuição sindical. O prazo para realizar os pedidos começou na segunda-feira, 21 de outubro, e se encerra nesta sexta-feira, 26 de outubro. A grande demanda surgiu devido à instabilidade no site do sindicato, que dificultou os pedidos online, levando muitos trabalhadores a comparecerem presencialmente, formando longas filas.

A contribuição sindical, implementada pela reforma trabalhista de 2017, deixou de ser obrigatória, mas a cobrança ainda pode ser feita anualmente, correspondendo a 1/30 do salário mensal. Muitos profissionais, principalmente professores, têm se manifestado contra a cobrança, pressionando o sindicato a facilitar o processo de isenção. Na terça-feira, 23 de outubro, uma manifestação de professores ocorreu em frente ao sindicato, o que levou à presença da Polícia Militar para acompanhar o protesto.

Nas redes sociais, trabalhadores estão expressando insatisfação com a dificuldade de acessar o sistema online e realizar o cancelamento da taxa. Mesmo não sendo mais obrigatória, muitos veem a cobrança como injusta, especialmente em um momento de crise econômica.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies