URGENTE: Perigosa tempestade vai atingir o Sudeste nas próximas horas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no início da madrugada desta sexta-feira (18), um alerta meteorológico indicando a possibilidade de tempestades em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Entre as regiões afetadas estão as metrópoles de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e a macrometrópole de São Paulo.
Segundo o Inmet, entre hoje e sábado (19), são esperadas chuvas variando de 30 a 60 milímetros por hora, com ventos fortes de 60 a 100 quilômetros por hora, além de possibilidade de granizo. Há risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
O Instituto recomenda que, durante rajadas de vento e descargas elétricas, as pessoas evitem permanecer sob árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão ou placas publicitárias. É aconselhável também desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia das residências.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
As áreas que poderão ser impactadas, conforme o aviso do Inmet, incluem:
“Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Centro Norte de Mato Grosso do Sul, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Marília, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Centro Goiano, Pantanais Sul Mato-grossense, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Assis, Metropolitana de Belo Horizonte, Macro Metropolitana Paulista, Norte Mato-grossense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Central Mineira, Sul Fluminense, Itapetininga, Noroeste Fluminense e Metropolitana do Rio de Janeiro.”