O início da queda
A queda começou na sexta-feira, quando ventanias fortes provocaram interrupções no fornecimento de energia em São Paulo. Isso prejudicou a exibição de “Volta por Cima”, que atingiu 12,3 pontos, seguido de baixas no “Jornal Nacional” (15,0 pontos) e na novela das nove, “Mania de Você”, que cravou 15,4 pontos, suas piores marcas no ano. A rejeição à trama das nove, que vem perdendo público para a reprise de “Alma Gêmea” no horário vespertino, foi um agravante nessa queda.
Baixas contínuas no fim de semana
No sábado, mesmo com a energia restabelecida em parte da cidade, a Globo alcançou uma média ainda pior: 8,7 pontos, a menor do ano. No domingo, o índice subiu levemente para 8,8 pontos, mas a emissora ainda ficou atrás de serviços de streaming, que marcaram 9,1 pontos. O “Fantástico”, normalmente um dos carros-chefe da Globo, registrou 15,1 pontos, sua segunda pior audiência no ano. As atrações “Criança Esperança” e “Domingão com Huck” ajudaram a elevar levemente a média do canal, mas não foram suficientes para reverter o quadro negativo.
Concorrência e o futuro da Globo
Esse fim de semana de quedas abruptas mostra que a Globo, apesar de ser historicamente líder de audiência no Brasil, enfrenta uma concorrência acirrada. Plataformas de streaming continuam a conquistar mais público, e os dados mostram que o comportamento do telespectador está mudando rapidamente. Essa situação deve pressionar a Globo a repensar sua estratégia, tanto em termos de programação quanto de adaptação às novas formas de consumo de conteúdo.
A emissora pode ser forçada a acelerar reformulações, buscando alternativas para reconquistar seu público e se manter relevante em um cenário cada vez mais competitivo.