Pela primeira vez na história, Globo fica 3 dias seguidos abaixo de 10 pontos de audiência

A Rede Globo viveu um final de semana desastroso em termos de audiência, registrando pela primeira vez em três décadas menos de dez pontos na média das 24 horas durante três dias consecutivos. O marco, revelado pela TV Pop, reflete um conjunto de fatores adversos: a ausência de jogos do Campeonato Brasileiro, a baixa popularidade da novela “Mania de Você” e uma falha no fornecimento de energia que afetou São Paulo, sua principal base de audiência.

O início da queda

A queda começou na sexta-feira, quando ventanias fortes provocaram interrupções no fornecimento de energia em São Paulo. Isso prejudicou a exibição de “Volta por Cima”, que atingiu 12,3 pontos, seguido de baixas no “Jornal Nacional” (15,0 pontos) e na novela das nove, “Mania de Você”, que cravou 15,4 pontos, suas piores marcas no ano. A rejeição à trama das nove, que vem perdendo público para a reprise de “Alma Gêmea” no horário vespertino, foi um agravante nessa queda.

Baixas contínuas no fim de semana

No sábado, mesmo com a energia restabelecida em parte da cidade, a Globo alcançou uma média ainda pior: 8,7 pontos, a menor do ano. No domingo, o índice subiu levemente para 8,8 pontos, mas a emissora ainda ficou atrás de serviços de streaming, que marcaram 9,1 pontos. O “Fantástico”, normalmente um dos carros-chefe da Globo, registrou 15,1 pontos, sua segunda pior audiência no ano. As atrações “Criança Esperança” e “Domingão com Huck” ajudaram a elevar levemente a média do canal, mas não foram suficientes para reverter o quadro negativo.

Concorrência e o futuro da Globo

Esse fim de semana de quedas abruptas mostra que a Globo, apesar de ser historicamente líder de audiência no Brasil, enfrenta uma concorrência acirrada. Plataformas de streaming continuam a conquistar mais público, e os dados mostram que o comportamento do telespectador está mudando rapidamente. Essa situação deve pressionar a Globo a repensar sua estratégia, tanto em termos de programação quanto de adaptação às novas formas de consumo de conteúdo.

A emissora pode ser forçada a acelerar reformulações, buscando alternativas para reconquistar seu público e se manter relevante em um cenário cada vez mais competitivo.

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Bruno Rigacci

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