Amedrontados, petistas já pensam na estratégia de Bolsonaro para 2026

Lideranças do PT acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível, deve adotar em 2026 uma estratégia semelhante à de Lula nas eleições de 2018. A expectativa é que Bolsonaro registre sua candidatura à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo que a Justiça Eleitoral provavelmente negue a solicitação, seguindo o exemplo de Lula quando estava preso.

Essa estratégia permitiria que Bolsonaro indicasse seu vice como candidato, caso sua própria candidatura fosse indeferida. Para os petistas, essa tática pode ser “inteligente”, pois aumentaria as chances do sucessor na chapa de avançar para o segundo turno.

Entretanto, setores da centro-direita estão preocupados de que essa manobra possa dificultar a viabilidade de candidatos não bolsonaristas. Aliados de figuras como o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que se apresenta como uma potencial candidatura para 2026, consideram que a presença de Bolsonaro, mesmo que de forma indireta, pode inviabilizar outras opções de direita.

A situação gera um clima de apreensão tanto na esquerda quanto entre os apoiadores do “sistema”.

Compartilhe nas redes sociais

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies