Aneel ameaça cassar concessão da Enel em São Paulo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou neste sábado, 12, que irá intimar a Enel São Paulo para que a concessionária apresente justificativas e uma proposta de adequação imediata do serviço em resposta ao forte temporal que atingiu a região. O evento climático ocorrido na noite de sexta-feira, 11, deixou mais de 2,1 milhões de clientes sem energia. Até a manhã deste sábado, apenas 500 mil tiveram o fornecimento restabelecido.
O comunicado da Aneel esclarece que, caso a Enel não apresente uma solução satisfatória e imediata, a agência poderá iniciar um processo de recomendação de caducidade da concessão junto ao Ministério de Minas e Energia (MME). Essa medida pode resultar na retirada dos direitos de concessão da empresa.
Em coletiva, o presidente da Enel São Paulo, Guilherme Lencastre, admitiu que a concessionária ainda não possui uma previsão para a total normalização do serviço. Ele destacou que mais de 1,6 milhão de clientes continuam sem luz e que equipes de suporte de outras regiões, como Rio de Janeiro e Ceará, estão sendo mobilizadas para acelerar o restabelecimento.
Lencastre também enfatizou que a Enel está “mais preparada” para enfrentar situações adversas e espera que o novo apagão não dure tanto quanto o de novembro do ano passado, que deixou 2,1 milhões de pessoas sem energia por mais de uma semana em algumas áreas da cidade.
As regiões oeste e sul de São Paulo foram as mais afetadas pelo apagão, e a situação é especialmente crítica na região metropolitana, em cidades como Taboão da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Cotia. A expectativa é que a Aneel monitore de perto a resposta da Enel e a eficácia das medidas apresentadas para restabelecer o serviço de energia.