
A demissão de Yuri causou desconforto no ministério e estaria relacionada a uma suposta conexão do ex-secretário com Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos, que enfrenta acusações de importunação sexual contra Anielle. Além de Yuri, outros quatro integrantes de sua equipe também foram exonerados. As demissões, oficializadas no Diário Oficial da União (DOU) na terça-feira (8), foram apresentadas como parte de uma reestruturação política no ministério.
Em uma mensagem aos colegas, Yuri Silva disse que deixava o cargo “de cabeça erguida” e enfatizou a importância de “falar a verdade”. Ele compartilhou suas reflexões sobre sua passagem pelo ministério e seu compromisso com as causas do movimento negro.
Leia a mensagem completa enviada por Yuri Silva:
“Boa noite, pessoal,
Como já é notícia, fui desligado hoje do Ministério da Igualdade Racial após 1 ano e 10 meses de muita luta para ajudar a estruturar este projeto, que é um sonho do movimento negro desde a gloriosa Seppir. Na política, tudo passa! Um dia, a gente dorme e no outro acorda. E é assim que devemos enxergar transições desse tipo.
O que fica são as políticas públicas e os movimentos sociais, esses, sim, incontornáveis, imbatíveis e sem os quais não existiríamos como povo! Para mim, foi uma honra construir o MIR sob a liderança da Ministra e ter todos vocês como colegas de trabalho. Vários que estão aqui e que passaram por aqui se tornaram amigos e amigas para a vida toda!
Vou embora de cabeça erguida e amanhã passarei no Corporate e no Bloco C para me despedir pessoalmente de cada pessoa que acreditou em mim, na minha liderança política, na minha capacidade de articulação, na minha verdade, no sonho e no brilho que meus olhos trazem quando falo de movimento negro e PIR!!!
Nos veremos por aí, na luta, no governo, na sociedade civil e, sobretudo, nos livros de história!!!
Xangô sempre será vivo na vida de quem fala a verdade!”