7/9 terá MST homenageado e escolas cívico-militares excluídas
O desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, terá como tema “Democracia e Independência! É o Brasil no Rumo Certo” e incluirá homenagens a diversos grupos e movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). O evento também destacará a atuação de instituições que estão envolvidas na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul, afetado recentemente por desastres naturais.
Além desses movimentos, serão homenageados os militares, bombeiros, Correios, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Força Nacional do SUS e o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB). O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi convidado para o evento.
A decisão de incluir o MST e o MTST no desfile teria gerado desconforto entre as tropas militares, conforme relatado pelo Estadão. No entanto, a Secretaria de Comunicação Social do governo defendeu a inclusão desses grupos, argumentando que o objetivo é “ampliar a participação social” nas comemorações.
Por outro lado, as escolas cívico-militares, que participaram de eventos semelhantes em anos anteriores, não estarão presentes no desfile deste ano, pois não fazem parte das políticas priorizadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.