Daniel Ortega ameaça “contar várias coisinhas” sobre Lula
O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cobrando “respeito” e ameaçando revelar informações comprometedoras sobre os governos anteriores do líder brasileiro, mencionando os escândalos de corrupção relacionados à Operação Lava Jato.
As declarações de Ortega foram feitas durante a 11ª Cúpula Extraordinária da Aliança Bolivariana Para os Povos da Nossa América (Alba), e ocorrem em um contexto de tensões diplomáticas entre os dois países, agravadas pela recente expulsão do embaixador brasileiro da Nicarágua e da embaixadora nicaraguense do Brasil.
Ortega criticou Lula por sua postura em relação à vitória de Nicolás Maduro na Venezuela, acusando-o de se alinhar aos interesses dos Estados Unidos e da Europa. Ele também sugeriu que Gustavo Petro, presidente da Colômbia, está competindo com Lula para ser o líder que representa os interesses americanos na América Latina. Ortega ainda ressaltou a “dignidade” e a defesa da soberania da Nicarágua, contrastando a situação do seu país com a do Brasil, que ele considera mais poderoso, mas menos íntegro.