Lito Sousa acusa programa da TV Globo de manipulação
Nesta quinta-feira (15), o piloto e especialista em aviação Lito Sousa, conhecido pelo canal no YouTube Aviões e Músicas, acusou a TV Globo de manipular uma entrevista que ele concedeu ao programa Profissão Repórter. Lito usou a rede social X para expressar seu descontentamento, afirmando que a edição da entrevista alterou o sentido de suas declarações sobre um recente acidente aéreo em Vinhedo.
Durante a entrevista conduzida por Caco Barcellos, Lito explicou que não especularia sobre as causas do acidente, pois essa é uma responsabilidade do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Ele se dispôs a falar sobre aspectos técnicos, como o acúmulo de gelo em aeronaves, mas destacou que essa informação não tinha relação direta com o acidente investigado.
No entanto, Lito afirmou que a edição do programa deixou a impressão de que ele sugeria uma hipótese para o acidente. Ele compartilhou no Instagram uma gravação de tela do briefing para a equipe do programa, onde os termos foram aceitos, indicando que não haveria especulação de sua parte sobre a causa do acidente.
Lito também mencionou que, de quase três horas de entrevista, apenas um trecho foi ao ar, e que a edição cortou partes importantes, incluindo sua explicação sobre o barulho que o avião fez no momento do impacto. Ele declarou que só dará novas entrevistas se sua equipe estiver gravando também, para que ele tenha o material bruto que comprove o que ele realmente disse.
Diante do ocorrido, Lito fez uma reclamação formal com a direção e pediu os brutos da gravação, embora acredite que provavelmente não serão cedidos. Ele lamentou a situação, afirmando que terá que desmentir cortes de outros veículos que informem sobre a “hipótese” de Lito Sousa para o acidente.