Eleições: Ala do PRTB quer barrar candidatura de Pablo Marçal
O empresário Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, enfrenta uma ação na Justiça Eleitoral movida pelo secretário-geral de seu próprio partido, Marcos André de Andrade. Andrade alega que a convenção partidária que escolheu Marçal como candidato foi irregular, pois não contou com sua autorização, conforme exige o estatuto do partido.
A ação pede a suspensão liminar da candidatura de Marçal e a anulação da convenção realizada no último domingo (4). Andrade cita um artigo do estatuto do PRTB que prevê que, em cidades com mais de 200 mil habitantes, a realização de convenções partidárias deve passar por “formal consulta e expressa autorização” do diretório nacional da legenda.
O PRTB enfrenta um racha interno, com grupos rivais ao presidente nacional da sigla, Leonardo Avalanche, alegando descumprimento de acordos políticos e irregularidades em sua eleição ao diretório nacional. Marçal, por sua vez, afirmou ter “zero preocupação” com as ações judiciais que buscam derrubar sua candidatura.