Carla Zambelli vai à ONU e pede intervenção na Venezuela
Nesta quarta-feira (7), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) solicitou ao Conselho de Segurança da ONU que intervenha na Venezuela após a reeleição de Nicolás Maduro. O pedido foi feito após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciar que Maduro recebeu 51% dos votos válidos nas eleições de 28 de julho, enquanto seu opositor, Edmundo González Urrutia, obteve 44%.
A divulgação dos resultados gerou contestação de alguns países e entidades internacionais, que exigiram a verificação das atas das urnas. Além disso, a população venezuelana organizou protestos, denunciando fraude no processo eleitoral.
No ofício enviado à ONU, Zambelli destacou a necessidade de proteger a população civil e a oposição política das ações repressivas do governo. Ela afirmou que a intervenção visa evitar problemas com a ordem pública e a estabilidade institucional do país.
Zambelli sugeriu medidas como sanções econômicas e políticas, intervenções humanitárias e outras ações necessárias para a proteção dos direitos humanos e a restauração da ordem democrática. Ela enfatizou a urgência de uma resposta célere e eficaz da comunidade internacional para assegurar a proteção dos indivíduos e a promoção dos valores democráticos.
Essa solicitação reflete a preocupação com a situação na Venezuela e a busca por soluções que garantam a integridade do processo democrático e a segurança da população.