Mercosul: Lula diz que ausência de Milei é “bobagem imensa”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a ausência do presidente da Argentina, Javier Milei, na Cúpula do Mercosul realizada em Assunção, no Paraguai. O bloco, originalmente formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, formalizou recentemente a entrada da Bolívia como membro pleno.
Lula ressaltou a relevância da Argentina para o sucesso do Mercosul e criticou o que chamou de “nacionalismo arcaico e isolacionista”. Ele enfatizou que a Argentina é um país extremamente importante para o bloco e que a ausência de Milei na reunião é triste para o país.
As declarações foram feitas durante uma entrevista a jornalistas antes de Lula seguir para a Bolívia, onde terá um encontro bilateral com o presidente Luís Arce e participará de um evento com empresários dos dois países. Em seu discurso na sessão principal da Cúpula do Mercosul, Lula também abordou a importância da integração e criticou posturas extremistas.
Javier Milei, ausente na reunião de chefes de Estado, participou de uma conferência com políticos conservadores no Brasil. Lula considerou esse tipo de evento desagradável e antissocial.
Quanto à relação com a Bolívia, Lula destacou a necessidade de ajudar o país vizinho a se desenvolver e industrializar. Ele enfatizou que o Brasil e a Bolívia devem crescer juntos, gerando desenvolvimento para ambos.