Itamaraty não foi notificado sobre viagem de Milei ao Brasil

Em comunicado divulgado hoje, o Ministério das Relações Exteriores informou que o governo brasileiro não recebeu nenhuma informação oficial da Argentina sobre a viagem do presidente Javier Milei ao Brasil no próximo fim de semana. A visita tem gerado expectativas e especulações, mas até o momento não há confirmação oficial.

O presidente Milei deve participar de um evento político em Santa Catarina e se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o Itamaraty evitou comentar as consequências políticas dessa visita. A embaixadora Gisela Padovan afirmou que não pode sequer comentar sobre a presença eventual do presidente argentino no Brasil.

Por protocolo, quando um chefe de Estado viaja a outro país em avião próprio, os governos trocam informações diplomáticas e militares. No entanto, até o momento, não houve confirmação oficial nem compartilhamento de detalhes da rota ou plano de voo.

A Embaixada da Argentina em Brasília também não possui informações oficiais sobre a viagem de Milei. A Força Aérea Brasileira ainda não respondeu se recebeu detalhes do plano de voo.

Milei, que já utilizou voos comerciais no início de seu mandato, passou a voar em avião próprio da Presidência Argentina por razões de segurança. No entanto, a aeronave presidencial está em rotina de manutenção e não estará disponível por meses.

A organização do CPAC, a cargo do deputado Eduardo Bolsonaro, cobre os custos de uma viagem particular em voo de carreira. Ainda não foi confirmada qual será a opção de viagem do presidente Milei para vir a Santa Catarina, mas existem voos diários conectando Buenos Aires ao Estado, e ele poderá usar outra aeronave militar do país.

Ficaremos atentos a novas atualizações e informações oficiais sobre essa visita presidencial.

Bruno Rigacci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site! ACEPTAR
Aviso de cookies