Diante de escalada do dólar, Lula e Haddad se reúnem no Alvorada
Na manhã desta quarta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a política fiscal do governo. O encontro, que ocorreu fora da agenda oficial, teve como objetivo abordar propostas que garantam o cumprimento do arcabouço fiscal nos anos de 2024, 2025 e 2026, que correspondem ao último ano do atual mandato do presidente.
Haddad, em declaração à imprensa na terça-feira (2), afirmou que apresentaria as propostas ao chefe do Executivo nesta quarta-feira. No entanto, ele não especificou uma data exata para a divulgação das medidas, enfatizando que as equipes vêm trabalhando nesse tema há 60 dias.
A reunião também abordou a alta do dólar, que Lula atribuiu a uma “especulação contra o real”. O presidente destacou a necessidade de ações para lidar com essa situação.
Além de Haddad, outros ministros participaram do encontro, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Dario Durigan (secretário executivo do Ministério da Fazenda) e Bruno Moretti (secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil).