2024: PT prioriza verde e amarelo em material de pré-campanha
Nas eleições municipais deste ano, diversos pré-candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) optaram por destacar as cores da bandeira nacional em seus materiais de divulgação, minimizando o uso do vermelho, cor tradicionalmente associada ao partido. De acordo com o jornal O Globo, o secretário de comunicação do PT, o deputado federal Jilmar Tatto (SP), afirmou que a orientação é evitar que “o outro lado se aproprie das cores verde e amarela”.
Tatto declarou: “A orientação é não deixar que o outro lado se aproprie das cores verde e amarela. Mas cada campanha tem suas características de acordo com a cidade. A bandeira do Brasil é do povo brasileiro. E nós não vamos abrir mão”.
Essa estratégia tem sido observada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu para seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022.
Segundo o mesmo periódico, o PT está trabalhando na criação de uma campanha para atrair novos membros, e a identidade visual a ser adotada enfatizará as cores da bandeira brasileira.
Esse modelo começou a ser adotado no segundo turno das eleições presidenciais de 2018, quando o então candidato Fernando Haddad (PT) concorria contra Jair Bolsonaro (PL), cuja campanha e movimento político são marcados pelas cores verde e amarelo.