Marco Aurélio: “É inimaginável você banir alguém das redes”
Marco Aurélio Mello, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou-se contrário à ideia de regulamentar as redes sociais e à possibilidade de banir uma pessoa dessas plataformas. Ele considera essa ideia “inimaginável”.
Em entrevista ao podcast Dois Pontos, do Estadão, o jurista afirmou: “É inimaginável você banir alguém das redes sociais. Fake News se combate com verdade”.
O programa discutia o inquérito das fake news, iniciado em 2019, que tem o ministro Alexandre de Moraes, do STF, como vítima, acusador e julgador dos processos.
Mello criticou a forma como o inquérito foi instaurado, afirmando: “Quando a coisa começa errada tende a chegar a um ponto em que o erro será maior ainda. O inquérito começou mal porque foi instaurado pela própria vítima, o Supremo, e aí nós sabemos que inquérito é instaurado ou por provocação da polícia ou por provocação do Estado acusador, que é o ministério público”.
Além disso, Mello expressou que a questão teve um impacto negativo em outros níveis do Judiciário, pois, na sua opinião, o Supremo “não dá a si o exemplo em termos de organicidade do Direito”.