60% acham que Lula exagerou ao comparar Israel a Hitler

Política Nacional

Um levantamento feito pela Quaest/Genial aponta que 60% dos brasileiros consideram que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exagerou ao comparar a ação de Israel em Gaza com o holocausto judeu ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial. Os dados também apontam que 28% não consideram que o presidente tenha errado, e 11% não responderam.

A pesquisa também questionou se a reação de Israel ao declarar o petista persona non-grata foi exagerada. Para 48% dos entrevistados, a postura isralense está correta. Por outro lado, 41% considerou que a resposta do país é desmedida. 11% não responderam.

Outro ponto apurado pelo levantamento é se Israel estaria exagerando no contra-ataque ao Hamas após o atentado de 7 de outubro. 50% acreditam que o país não se excedeu, enquanto 36% disseram que a reação israelense é desproporcional. 15% não responderam.

A pesquisa foi realizada entre 25 e 27 de fevereiro e consultou 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais.

A declaração polêmica de Lula ocorreu no último dia 18 de fevereiro, durante uma entrevista na Etiópia. Na ocasião, ele afirmou:

– O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus – assinalou, provocando reação internacional.

*Pleno News

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *