Lula e Arthur Lira se reúnem no Palácio da Alvorada

Política Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram nesta sexta-feira (9) no Palácio da Alvorada, em Brasília. O encontro acontece em um momento de acirrada tensão entre o Planalto e a Câmara, em decorrência do discurso de Lira na abertura do ano legislativo.

Tensão entre os poderes:

Na última segunda-feira (5), Lira tornou pública a crise entre o Congresso Nacional e o governo Lula, em um “duro recado” dado ao petista. Na ocasião, ele cobrou a gestão do petista por “respeito” e “cumprimento com a palavra dada”.

Veto ao Orçamento e emendas:

Segundo o Estadão, o atrito entre Lira e Lula gira em torno do veto de Lula ao Orçamento de 2024, que deixou os parlamentares descontentes. No dia 22 de janeiro, o petista cortou R$ 5,6 bilhões nas emendas de comissão, que foram aprovadas pelo Congresso em R$ 16,6 bilhões.

Expectativas e resultados do encontro:

A reunião entre Lula e Lira busca amenizar as tensões entre os poderes e encontrar soluções para os impasses que afetam a relação entre o Planalto e o Congresso. A expectativa é que os líderes discutam temas como o veto ao Orçamento, a PEC da Transição e a agenda de reformas do governo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *