Deputado André Fernandes é intimado pela PF: “Parece piada”
O deputado federal André Fernandes (PL-CE) foi intimado pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (30) para prestar depoimento em um inquérito que apura a suposta inserção de dados falsos no sistema da Justiça Eleitoral.
A apuração foi aberta em razão de o parlamentar ter se declarado como pardo nas eleições de 2018 e branco no pleito de 2022.
Ao Pleno.News, o congressista chamou o caso de “piada de mau gosto” e informou que a Polícia Federal foi até seu gabinete para intimá-lo.
Na portaria de instauração do inquérito, o delegado Janderlyer Gomes de Lima, responsável pelo caso, destacou que a investigação tem como objetivo apurar a “possível ocorrência” do art. 350 do Código Eleitoral, que trata da inserção de informações falsas para fins eleitorais.
Na intimação, é descrito que a denúncia contra Fernandes foi formalizada por parlamentares, mas sem citar quais. Ainda no documento, é informado que o parlamentar deve ser ouvido pela corporação entre os dias 19 e 23 de fevereiro.
Deputados do PL são alvo da PF
Fernandes é mais um deputado do PL a ser alvo da Polícia Federal nas últimas duas semanas. No dia 18 de janeiro, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) foi alvo de buscas na 24ª fase da Operação Lesa Pátria sob a acusação de suposto envolvimento com os atos de 8 de janeiro de 2023. O parlamentar negou as acusações.
Uma semana depois, no dia 25 de janeiro, foi a vez do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) ser alvo de uma operação da PF. Na ação em questão, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi acusado de envolvimento em um suposto esquema de espionagem ilegal de políticos e autoridades públicas.