Bolsonaro irá depor sobre caso da baleia na próxima semana

Política Nacional

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será ouvido pela Polícia Federal (PF) na próxima semana sobre as acusações de importunação de baleia. A informação foi passada pelo presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, em um vídeo nas redes sociais.

A PF convocou Bolsonaro para prestar esclarecimentos sobre uma suposta importunação de uma baleia-jubarte da qual ele se aproximou em junho de 2023 na cidade de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.

O inquérito foi aberto com base em vídeo que mostra um homem pilotando um jet ski e se aproximando do grande cetáceo. O vídeo foi compartilhado pelo advogado do político, Fabio Wajngarten, que também foi intimado pela PF para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

A lei que justifica a investigação é a Lei 7.643 de 18 de dezembro de 1987 que proíbe a pesca de cetáceos nas águas jurisdicionais brasileiras, e dá outras providências. O artigo primeiro do texto determina: “Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras”.

A pena estipulada para o crime é de dois a cinco anos de reclusão e multa que varia entre 50 e 100 Obrigações do Tesouro Nacional (OTN).

O que está em jogo

As acusações contra Jair Bolsonaro podem ter consequências graves para o ex-presidente. Se ele for condenado, poderá ser preso e multado. Além disso, a condenação poderia prejudicar sua imagem pública e dificultar sua candidatura à presidência em 2022.

A defesa de Bolsonaro

A defesa de Bolsonaro nega que o ex-presidente tenha importunado a baleia. Segundo o advogado, o vídeo mostra apenas que Bolsonaro estava pescando na região e que a baleia se aproximou do jet ski por conta própria.

O que esperar

A audiência de Bolsonaro com a PF está marcada para o dia 7 de fevereiro. A expectativa é que o ex-presidente preste esclarecimentos sobre o vídeo e que a PF possa concluir o inquérito.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *