Abraham Weintraub lança pré-candidatura em SP

Política Nacional

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub lançou sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira (26). Ele anunciou a candidatura em uma live nas redes sociais e disse que vai pleitear judicialmente o número eleitoral 37, que atualmente não é utilizado por nenhum partido.

Apesar de filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), Weintraub afirmou que não disputará as eleições pelo partido. A legislação brasileira não permite que um candidato dispute uma eleição sem filiação partidária, o que levou Weintraub a buscar uma candidatura avulsa.

A candidatura avulsa é uma novidade no Brasil e não tem precedentes na história recente das eleições. A Constituição Federal de 1988, artigo 14, parágrafo 3º, inciso V, diz que a filiação partidária é condição para a elegibilidade. Em 2016, o advogado Rodrigo Mezzomo tentou se candidatar de forma avulsa à Prefeitura do Rio de Janeiro, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral.

Weintraub já vinha manifestando interesse na disputa pela Prefeitura de São Paulo desde novembro de 2023. Na ocasião, ele disse que disputaria as eleições pelo PMB se o partido lhe concedesse o número eleitoral.

Em sua live de lançamento, Weintraub disse que “provavelmente não irá ganhar” a disputa para prefeito caso a sua candidatura independente seja permitida pela Justiça Eleitoral. Ele também pediu ajuda financeira para financiar ações judiciais e materiais de campanha.

O ex-ministro afirmou que a candidatura avulsa é um “grito de liberdade” e que as legendas partidárias se transformaram em “empresas”. “Hoje, a atividade política dos partidos ficaram muito pragmáticas”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *