Dengue: Brasil tem 12 mortes e mais de 120 mil casos prováveis

Variedades

O Brasil registrou, nas três primeiras semanas de 2024, 12 mortes por dengue e 120.874 casos prováveis da doença. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 26 óbitos e 44.753 casos prováveis.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. Há ainda 85 óbitos em investigação.

A pasta confirmou que os quatro sorotipos da dengue circulam no país atualmente, inclusive o sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil há mais de 15 anos. O sorotipo 1 é classificado atualmente como predominante.

O cenário é preocupante

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o país vive um momento de “grande preocupação” em relação à dengue.

“Temos a circulação dos quatro sorotipos ao mesmo tempo no país. Realmente é bastante preocupante”, disse a ministra.

O aumento dos casos e mortes por dengue tem sido observado em todo o país. Em São Paulo, por exemplo, o número de casos confirmados de dengue já passou de 100 mil em 2024.

A falta de vacina preocupa

O governo federal ainda não tomou uma decisão sobre a compra da vacina contra a dengue produzida pelo laboratório japonês Takeda. A vacina foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março, mas ainda não está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O governo petista, que assumiu o poder em janeiro deste ano, tem dado prioridade à vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, que ainda está em fase de pesquisa e só deve estar disponível em 2025.

A falta de uma vacina contra a dengue é um dos principais fatores que contribuem para o aumento dos casos e mortes da doença no Brasil.

O que fazer para se proteger da dengue

A melhor forma de se proteger da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Para isso, é importante:

  • Eliminar todos os focos de água parada, como pneus velhos, vasilhas, garrafas e baldes;
  • Manter as caixas d’água e cisternas bem tampadas;
  • Limpar calhas e ralos regularmente;
  • Não deixar água acumulada em plantas;
  • Colocar telas nas janelas e portas.

Em caso de sintomas de dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dores nas articulações e manchas vermelhas na pele, é importante procurar um serviço de saúde.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *