Vídeo: Bolsonaro comenta fala de Anielle sobre ‘racismo ambiental’

Política Nacional

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, por falar sobre “racismo ambiental”. Bolsonaro afirmou que a declaração teve por objetivo divulgar a própria imagem.

“Ela [Anielle Franco] falou agora que o problema da enchente no Rio é racismo ambiental. Alguém mandou ela falar isso para ficar nas manchetes”, apontou Bolsonaro.

Anielle fez a declaração ao comentar os problemas causados pelas enchentes no Rio de Janeiro. O termo “racismo ambiental” se refere ao conceito de que regiões e comunidades periféricas são mais afetadas por eventos climáticos que regiões consideradas mais ricas.

Bolsonaro é conhecido por suas declarações polêmicas sobre questões ambientais. Em 2020, ele afirmou que as queimadas na Amazônia eram “coisa natural”. Em 2021, ele disse que o Brasil não precisava de “verde” para ser rico.

A declaração de Anielle Franco foi apoiada por vários especialistas e organizações sociais. A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou uma moção de repúdio à fala de Bolsonaro.

Análise

A crítica de Bolsonaro à fala de Anielle Franco é mais um exemplo de sua visão negacionista sobre as questões ambientais. Bolsonaro costuma minimizar os impactos das mudanças climáticas e das desigualdades sociais sobre o meio ambiente.

A declaração de Anielle Franco, por outro lado, é importante por chamar a atenção para o problema do racismo ambiental. As enchentes no Rio de Janeiro são um exemplo claro de como as comunidades periféricas são mais afetadas por eventos climáticos.

É importante que o debate sobre o racismo ambiental seja aprofundado no Brasil. É preciso discutir as causas e consequências desse fenômeno, e buscar soluções para enfrentar esse problema.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *