Serasa Experian revela recorde de pedidos de recuperação judicial em novembro de 2023
Novembro de 2023 foi marcado por um número recorde de empresas em recuperação judicial no Brasil: 175, um aumento de 8% em relação a outubro e 196,6% em relação a novembro de 2022.
Apesar de alguns sinais positivos na economia, como a queda da inflação e das taxas de juros, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades. O economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, explica que o ambiente empresarial responde de forma mais lenta a essas mudanças, o que significa que a recuperação completa pode levar algum tempo.
Pequenas empresas são as mais afetadas: 137 das 175 empresas em recuperação judicial são micro e pequenas empresas. Isso mostra a vulnerabilidade desse segmento e a necessidade de medidas específicas de apoio.
Grandes empresas também estão sofrendo: 16 grandes empresas entraram em recuperação judicial em novembro, um número significativo. As médias empresas também estão enfrentando desafios, com 33 pedidos de recuperação judicial.
Pedidos de falência diminuem: Em contraste com o aumento dos pedidos de recuperação judicial, os pedidos de falência caíram em novembro. Isso pode indicar que algumas empresas estão se recuperando, mas a situação ainda é complexa.