Fim da reeleição será prioridade em 2024, adverte Pacheco
O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que uma das prioridades para o próximo ano será a discussão de uma proposta para acabar com a reeleição para cargos do Poder Executivo. A ideia é estabelecer um mandato de cinco anos, sem possibilidade de recondução.
Embora os detalhes da proposta ainda não estejam definidos, Pacheco afirmou que há um forte desejo entre os senadores de aprovar a mudança. Ele também reconheceu que pode haver resistência do governo, mas acredita que a vontade dos parlamentares é grande.
“O fim da reeleição é um desejo muito forte dos senadores. Nós vamos fazer audiências públicas, debater isso. Pode ser que tenha alguma resistência do governo, mas, mesmo com resistência, a vontade dos senadores é muito grande de mudar a regra atual”, disse Pacheco.
Ele ressaltou, porém, que, caso seja aprovada, a medida não valeria para as próximas eleições presidenciais, apenas em 2030.
“Precisaria fazer uma aritmética, não valeria ainda para o presidente Lula ou Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo], [mas] a partir de 2030”, pontuou.