O Globo: Lula de 2023 “tem muito a aprender” com Lula de 2003

Política Nacional

O jornal O Globo publicou um editorial nesta sexta-feira (3) criticando a conduta do presidente Lula na condução do país, principalmente no tocante ao demérito fiscal pujante. O artigo afirma que a meta de déficit zero, criada para fabricar euforia e otimismo no mercado financeiro, era inalcançável e produziu uma desconfiança acachapante para a atual gestão.

O editorial começa afirmando que todos confiaram que, depois do descontrole orçamentário promovido pela PEC da Transição, haveria ao menos grande esforço para reequilibrar as contas públicas. No entanto, o governo não conseguiu cumprir a meta de déficit zero e, segundo o artigo, isso é um sinal de que Lula não está comprometido com a disciplina fiscal.

O texto contradiz a declaração de Lula tentando minimizar os efeitos de não conseguir bater a meta. O editorial afirma que metas fiscais são essenciais para dar credibilidade ao governo e à economia.

O artigo também explica que o demérito fiscal pode ter um impacto negativo nos pobres. Isso porque, quando o governo gasta mais do que arrecada, ele precisa aumentar os impostos ou contrair mais dívidas. Isso pode levar à inflação, que prejudica os mais pobres, que gastam uma maior proporção de sua renda com bens e serviços básicos.

A publicação conclui afirmando que Lula está perdido entre discursos, metas ilusórias, e ausência de ações bem-sucedidas e resultados positivos concretos. O editorial compara a conduta de Lula em 2023 com a de 2003, quando o presidente era mais atento às expectativas do mercado e sua funcionalidade sistemática.

O editorial de O Globo é uma crítica contundente à conduta de Lula na condução do país. O artigo afirma que o presidente não está comprometido com a disciplina fiscal, o que pode ter um impacto negativo na economia e nos pobres.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *