Lula critica Netanyahu por querer acabar com Gaza e defende fim do veto na ONU

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta sexta-feira (27), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por querer acabar com a Faixa de Gaza. O presidente também defendeu o fim do poder de veto de membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) para que a entidade assuma uma posição mais forte em relação ao conflito entre os israelenses e o grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Lula disse que o ataque do Hamas foi terrorista, mas que o governo de Israel está cometendo insanidade ao querer acabar com Gaza. Ele também afirmou que o Brasil não reconhece o Hamas como organização terrorista porque o país segue as avaliações do Conselho de Segurança da ONU.

O presidente também condenou a invasão da Rússia à Ucrânia, mas disse que não quer se colocar ao lado de nenhum dos lados do conflito. Ele defendeu o fim da guerra e o diálogo para alcançar a paz.

Os ataques entre Israel e o Hamas já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. Em Gaza, a autoridade de saúde informou que mais de 7,3 mil palestinos, incluindo 3 mil crianças, foram mortos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *