Após 10 dias de guerra, Brasil muda tom e cobra Israel por direitos humanos

Política Internacional

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, condenou os ataques do Hamas contra Israel e cobrou que o país respeite os direitos humanos internacionais, em discurso durante a Cúpula da Paz no Cairo, neste sábado (21).

Vieira disse que o governo brasileiro “rejeita e condena inequivocamente” os ataques do Hamas, que mataram três brasileiros e deixaram outros feridos. O ministro também cobrou que Israel respeite os direitos humanos internacionais, como potência ocupante da Faixa de Gaza.

“Israel, como potência ocupante, tem responsabilidades específicas no âmbito dos direitos humanos internacionais e do direito humanitário”, disse Vieira.

O ministro também falou em “paralisia” do Conselho de Segurança da ONU, que ainda não conseguiu adotar uma resolução para a crise humanitária em Gaza.

“Sinto que devemos continuar essa conversa, no mais alto nível possível, na tentativa de continuar buscando consenso para ação imediata”, disse Vieira.

O encontro no Cairo deve terminar ainda neste sábado. Além do Brasil, participam também o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas e o rei Abdullah da Jordânia, além de representantes da China, Rússia, França, Reino Unido, Catar, África do Sul, da União Europeia e da ONU, somando mais de 30 países presentes.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *